Autor Tópico: Regras para ter em conta ao escrever  (Lida 320 vezes)

Offline Joe Frankfurt


  • Moderador do Jogo
  • Legendary Member
  • *****

  • Posts: 3476
  • Respeito: +609/-298
  • Mérito ao serviço!🎖
    • Ver perfil
Regras para ter em conta ao escrever
« Online: 13 de Abril, 2022, 07:38:53 pm »

Este tópico tem o intuito de ajudar os jogadores a melhorarem suas escritas, para facilitar melhor a compreensão do leitor.

A intenção deste tópico não é que sejam uns experts em ortografia nem nada, só para que consigam "escrever da forma correta", ou em
outras palavras, que o público entenda o que você quer dizer. Logo abaixo teremos uma lista com os erros
mais comuns, e algumas formas de solucioná-los.



Começo:

  • - NÃO escrever com maiúsculas no começo de cada palavra, nem em cada letra, não fica legal de ler e acaba, deixando o leitor sem interesse no assunto. As maiúsculas se utilizam depois de um ponto, depois de uma exclamação ou interrogação, ou no começo de um texto.

    Exemplo: "TeNhO UM PrObLeMa Cm UM MaCaCo Qe nÃo qUeR sAiR Da MiNhA cAmA"

    Como fica melhor?: "Tenho um problema com um macaco que não quer sair da minha cama"

    Ressalta: Fácil não? É um erro muito comum em muitas postagens, e não é nem necessário que ponham a maiúscula depois do ponto no começo do texto, o objetivo é que se veja mais organizado, para melhor entendimento.



  • -NÃO escrever todo o texto com MAIÚSCULAS, se o fazes, parecerás um esquizofrênico que anda gritando por aí que o mundo se acaba amanhã, por tanto não te darão bola. Agora bem, podes usar as maiúsculas para ressaltar algo que desejas dizer, colocar-lhe ênfases à certas palavras ou até frases curtas  não está mal, mas sim está mal pôr todo seu texto em maiúsculas.

    Exemplo: "MINHA NOSSA ESTOU SEM ENTENDER? ELA DISSE QUE GOSTAVA DE MIM!"

    Como ficaria melhor?: "Minha nossa estou sem entender? ELA DISSE QUE GOSTAVA DE MIM!"

    Ressalta: Como é possível notar na frase, as unica coisa alterada foi o termino, o primeiro exemplo fica está errado, a frase não parece ter sentido, já na segunda ela ressalta a reação.



  • - Manter um certo cuidado com o Tamanho de Fonte, a mesma coisa do caso anterior, se colocas seu texto completo com letras gigantes, irritarás a todos que te leem, nem vontade dá de lê-lo, mas sim, podes usar o tamanho de fonte sempre e quando queiras, por exemplo, para ressaltar certa frase ou certa palavra.

    Exemplo: "Porque me baniram se eu não fiz nada [...] e nem, mas agora já mudei portanto que [...] portanto por favor retirem-me o banimento ou me jogarei em um poço e sentirão a culpa!"

    Como ficaria melhor?: "Porque me baniram se eu não fiz nada [...] e nem, mas agora já mudei portanto [...] portanto por favor retirem-me o banimento ou me jogarei em um poço e sentirão a culpa! "

    Ressalta: Este é um erro que irrita bastante aos leitores, principalmente a moderação, em alguns casos é preciso ter a intervenção da moderação, apagando o tópico, ou até mesmo ter que diminuir as letras de suas mensagens. Coisa que ele poderia ta ajudando realmente a quem precisa.



  • -NÃO escrever com muitas letras consecutivas, nem repeti-las demais em todas as palavras, se o fazes parecerás uma cobra ou um sujeito com problemas mentais falando, fala bastante mal de si mesmo, e obviamente dá muito menos seriedade ao que dizes. [/b]

    Exemplo: "Oláááááaaaa! qqqueerrooo pperggunttarrr seeeee ééé pooooossiveeel qqqueee ooooosssss admiiiiinessss maaaaapiieem uuuumaaaa casssssaaa paraaaaraaaa miiiiiiiiimiim, ooobrigaaadddooo!

    Como ficaria melhor?: Olá, quero perguntar se é possível que os Admins mapiem  uma casa para mim. Obrigado!

    Ressalta: Alguns players, usam essa forma para chamar a atenção do leitor, mas acaba deixando eles sem vontade de ler ou, até mesmo ajudar.



  • - NÃO usar de forma exagerada as abreviaturas de palavras, as vezes são necessárias para escrever rápido, sim, mas isto é um fórum e suponhamos que não estas sendo atacado por um urso mutante vampiro de nível 8 enquanto escreves, ou pelo menos não deverias neste momento, portanto há tempo suficiente para escrever as palavras completas.

    Ejemplo: "A mim ngm dv criticar-me m snt n meu mlhr mmnt. Sou 1 sprstrla."

    Como ficaria melhor?: "A mim ninguém deve criticar-me, me sinto no meu melhor momento. Sou uma superestrela."


    Ressalta:Não é preciso falar que vocês, não estão escrevendo um SMS? Não tem sentido retirar completamente todas as vogais da frase. Sejam cautelosos



  • -NÃO usar números para todas as vocais/letras que possuem números parecidos com a letra. A regra também é valida para símbolos.


    Exemplo:
    "Eu s0u um4 pss04 n0rm41 4 p354r d 1 e5cr3v0 c0m0 1 R3t4d4d0"

    Como ficaria melhor?: "Eu sou uma pessoa normal a pesar de que escrevo como um retardado.

    Ressalta: É uma coisa que dificilmente, é visto no fórum mas não seja esse tipo de pessoa, você pode ter a conta advertida.



  • - O uso de vírgulas, é  fundamental para evitar que o publico não te entenda, já que a utilização dela pode mudar todo o sentido de um texto e não te colocar em uma saia justa.

Exemplo:
  • "Não estaria mentindo se digo que eu gostaria de deitar-me com um homem."
  • "Bater em mulher não é crime."

Como ficaria melhor?:
  • "Não, estaria mentindo se digo que eu gostaria de deitar-me com um homem."
  • "Bater em mulher não, é crime."


Ressalta: Portanto tenham muito cuidado com as vírgulas, porque você pode está falando de um assunto, e o pessoal entender outro.



  • - O uso de pontos, é algo muito importante se deseja escrever um texto grande, para que o vejam em questão de um bom entendimento no fórum, precisarão de vários pontos, portanto que se não o fazem, simplesmente fica difícil de ler, as vezes falta ar.

Indicar o final de uma frase declarativa:

  • Acho que Colin está gostando de você.

Separar períodos:

  • Ela vai estudar mais tempo ainda é cedo
  • Ela vai estudar mais tempo. Ainda é cedo.

Abreviar palavras:
  • V. Ex.ª (Vossa excelência)


Ressalta: O exemplo é uma forma simples para que se entenda bem, quando não se usa os pontos e não colocas parágrafos, não da vontade de le, é como se estivesse falando sem parar durante 1 hora. E isso o ser humano não é capaz.



  • Este tópico é para melhor entendimento na hora de escrever algo, como reportes, orientações, guias, ou até mesmo uma proposta para o servidor, enviem esse tópico para players, que tenta chamar a atenção dos demais jogadores escrevendo de uma forma incorreta e sem coerência.

    Espero que vocês aprendam, e lembrem que não é necessário escrever perfeitamente, apenas seja nítido no que fala para um melhor entendimento da comunidade.



Encontrou um erro? Ou tem uma sugestão Manda-me MP.
« Última modificação: 17 de Abril, 2022, 12:48:14 am por Joe Frankfurt »