Autor Tópico: [Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado  (Lida 468 vezes)

Offline Russell Bufalino


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 511
  • Respeito: +215/-63
  • Não confiem em narigudos.
    • Ver perfil
[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Online: 03 de Maio, 2021, 09:23:37 pm »






Qual o motivo deste tutorial?

  • Percebi que há muitas pessoas com certa dificuldade em montar um GTA modificado mesmo com o modding ter avançado tanto nesses últimos anos. E eu fiquei inspirado por um tutorial no qual este é baseado e resolvi adaptá-lo para o servidor dando uma maior acessibilidade ao mesmo.
  • Os jogadores daqui tendem a cair na besteira de baixar um GTA já modificado e são vítimas de softwares maliciosos como keyloggers, e etc. Então espero ajudar a montarem seus próprios GTA's com boas modificações e livre (ou quase) de dores de cabeça.
  • Fiz uma pesquisa e não há uma guia como está. Pode haver algumas semelhantes mas um tanto quanto "obsoletas".


1 - O QUE PRECISA:


1.1. Ter um bom GTA SA, e fora da "Program Files"

1.1.1 O que é um bom GTA:
Tenha uma instalação do GTA San Andreas totalmente original, não baixe GTA SA com mods!
Há instalações como a do "Macaco10" que possui malwares, nunca tenha um GTA assim! Muitas pessoas reclamam de crash, lag e problemas com mods.
Os mods são feitos para a versão 1.0 US. Se você comprou o GTA San Andreas na Steam ou launcher da Rockstar Games, você terá que fazer o downgrade (Pesquise como ou me mande uma MP.) e instalar o "Crack 1.0 US Hoodlum".

1.1.2 Fora da Program Files (Arquivos de Programas)?
O Windows faz bloqueios na alteração de arquivos na pasta Program Files (Arquivos de Programas), portanto, se você quer modificar arquivos, nunca instale lá.
Deixe o seu jogo instalado na pasta Documentos, outra unidade, desktop (área de trabalho) ou algum outro lugar do PC.
Se você desativar o UAC e proteções da pasta pode resolver, mas sinceramente, é muito mais fácil e confiável simplesmente instalar em outro lugar.
Se você já tem instalado na Program Files, você pode simplesmente mover a pasta, não há problemas.
Um dos mais conhecidos problemas em usar o GTA na Program Files, é você desinstalar um mod mas ele continuar lá, mudar o .exe mas não fazer diferença etc, tudo isso será resolvido!

1.1.3 Backup
Uma boa dica é guardar uma cópia do GTA instalado sem mods, eu mesmo sempre faço isso com todos os jogos que penso em modificar, guardo uma cópia original/vanilla (sem mods) para caso eu precisar de backup de alguma coisa, eu já tenha o backup lá (mesmo tendo ModLoader ainda há imprevistos, né). Se você tem pouco espaço em disco é só deletar a pasta "Audio" ou instalar um RIP como backup (afinal, o som do jogo é o que mais pesa e a gente não o modifica, né).


1.2. ASI Loader, CLEO e Cleo+

1.2.1 Silent's ASI Loader
Ele carrega arquivos .asi, que são arquivos .dll renomeados. É o primeiro passo para os mods.
É o atual melhor existe, e ele vem junto com o instalador da ultima versão da Livraria CLEO, mas no instalador da CLEO (pelo menos atualmente) está desatualizado, recomendo você instalar a CLEO e depois o Silent ASI Loader, assim ficará tudo certo e atualizado.

1.2.2 Biblioteca CLEO
A Biblioteca CLEO (também chamada erroneamente de Livraria CLEO) é o mod que possibilita a instalação dos famosos mods CLEO, os mods de script/código mais comuns do GTA.
O que ela faz é adicionar novas possibilidades de modding, e o carregamento dos arquivos .cs (os mods cleo "custom script").

1.2.3 CLEO+
CLEO+ é um plugin (.cleo) de adição à CLEO que literalmente revolucionou a criação de mods CLEO. Mods criados com CLEO+ precisa de CLEO+ instalado, senão causa crash, portanto sempre tenha instalado.


1.3. Ter cuidado com downloads de mods

1.3.1 Fontes não confiáveis e suspeitas
Nunca baixe seus mods de fontes não confiáveis como o "Macaco10".
Pois arquivos .asi e .cs são os que mais são usados por keyloggers para lhe prejudicar, então tome cuidado! Se você não tem 100% de certeza de que a fonte de download não é segura, nunca baixe.

1.3.2 Fonte confiáveis
O site no qual eu baixo meus mods e recomendo é a MixMods, que também foi de onde eu adaptei este tutorial.
O uso do site é bem intuitivo com ferramentas de busca, organização por categoria e bastante informações que poderão livrar você de passar horas tentando consertar um erro que seria bem simples de ser resolvido.
Atenção: Eu não estou incentivando a baixar MNP's.


2 - MODS RECOMENDADOS PARA UM BOM GTA


2.1. ModLoader
Parabéns, você já tem um GTA pronto para mods, mas que tal um mod para te ajudar a instalar/desinstalar os mods? Isso é o Mod Loader!
O que é? Mod Loader é um mod asi que consiste em um mod que carrega os mods sem substituir nenhum arquivo. Tudo o que você precisa fazer é colocar o mod numa pasta e ele será carregado automaticamente, se não quer mais o mod, basta retirar da pasta (ou indicar que você não quer carrega-lo etc).
Por que usar? Você nunca precisará fazer backups das coisas, o seu GTA não será afetado por o que foi instalado, eles estarão somente lá na pasta sendo carregados sem editar nada do seu GTA, se dar algum problema, basta apagar os arquivos/pastas e pronto! Seu mod será desinstalado! E inclusive você pode instalar vários tipos de mods sem sair do jogo.

2.2. SilentPatch
O SilentPatch é um patch não-oficial que corrige centenas de bugs do jogo, coisas que a Rockstar não corrigiu, ou corrigiu em novas versões e o SilentPatch traz elas para a versão 1.0.
São bugs pequenos ou grandes, desde bugs visuais, à melhoras de desempenho e correções de crashes (erros de parar de funcionar).
É simplesmente indispensável, originalmente sem este mod o jogo fica feio e o mouse fica parando de funcionar, tudo será corrigido, o seu jogo irá rodar muito melhor! Ele inclusive aumentará exatamente 20% do FPS do seu jogo (removendo um frame delay de 14 ms).

2.3 - Tradução PT-BR
Um mod essencial para o nosso rol por conta da maior imersão. Recomendo a tradução da MixMods que foi muito bem feita e revisada.


3 - MODS PARA MELHORAR OS GRÁFICOS

.1 - Timecycle e Graphics Tweaker (DESTAQUE!)
Muitas pessoas ignoram a existência e a potência gráfica dos mods de timecyc.dat.
Basicamente, o timecyc.dat é o arquivo que configura as cores do jogo a cada hora do dia, tanto o filtro de cor da tela à iluminação ambiente, cor do céu etc. Por se tratar simplesmente de mudar valores de cores, mods de timecyc.dat não dão lag! O FPS do seu jogo continua igual (exceto se ele aumentou a distância de visão).
Para você ter noção de como um bom timecycle pode melhorar o gráfico do seu jogo, baixe o Real Linear Graphics, um excelente timecycle configurado pelo  Junior_Djjr da MixMods.
Grahics Tweaker também é excelente por corrigir problemas de iluminação do jogo e configurar o resultado final do Timecycle, tudo num arquivo .ini, mas a configuração padrão já faz um belo trabalho! (Esse mod pode ser configurado para alterar o limite de visão por meio do .ini. Pode aumentar o FPS em PC mais modestos.)

.2 - Real Skybox (DESTAQUE!)
Nuvens realistas em alta definição, e ainda por cima, mais leves que as originais do jogo!
Baixe o Real Skybox, um mod de skybox muito bem programado com resultado gráfico excelente.

.3 - Mip Mapping
Além de poder aumentar um pouco a perfomance do seu PC, irá deixar as texturas longes ou de um ângulo, suaves, assim removendo totalmente o serrilhado das texturas do jogo! Eu mesmo depois de usar isso nunca mais consegui parar de usar, deixa o gráfico muito mais limpo e bonito.


Enfim, espero que este pequeno tutorial possa ajudar e conscientizar os jogadores sobre a importância de montar seu próprio GTA.
Se você tiver algo a acrescentar neste guia, por favor comente ou me mande via MP.

Todos os +1 serão retribuídos

Créditos:  Junior_Djjr/MixMods
« Última modificação: 04 de Maio, 2021, 05:32:08 pm por Russell Bufalino »

Offline Jhonny Trevor


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 1116
  • Respeito: +327/-143
  • vi veri veniversum vivus vici
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #1 Online: 04 de Maio, 2021, 09:04:16 am »
Boa, ajuda bastante.
$ Old Times $


Offline Russell Bufalino


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 511
  • Respeito: +215/-63
  • Não confiem em narigudos.
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #2 Online: 04 de Maio, 2021, 02:49:33 pm »

Offline Junior Evans


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 1189
  • Respeito: +245/-130
  • ? Cóe. 2015 - 2022 ?
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #3 Online: 04 de Maio, 2021, 03:59:31 pm »
Belo tópico! bem organizado!

? Droga é o Evans - Não Bata em VERDES!  ?


ONLAINE

Offline Kawan Kohler


  • Usuario
  • Full Member
  • ***

  • Posts: 154
  • Respeito: +21/-22
  • Fé!
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #4 Online: 04 de Maio, 2021, 04:12:45 pm »
Muito bom, sempre admirei o trabalho da MixMods, obrigado por divulgar o trabalho.


Só espero que aumente a fonte dos Creditos, ninguém merece.
« Última modificação: 04 de Maio, 2021, 04:14:24 pm por Kawan Kohler »
Vocês falam que o meu jeito de viver mata, até parece que vão viver pra sempre...


      

Offline Mateus Sanford


  • Usuario
  • Legendary Member
  • ******

  • Posts: 4506
  • Respeito: +1149/-192
  • $$$
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #5 Online: 04 de Maio, 2021, 04:14:13 pm »
Bem explicativo

Mateus Sanford - Mateus Delacalle  

  

Offline Russell Bufalino


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 511
  • Respeito: +215/-63
  • Não confiem em narigudos.
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #6 Online: 04 de Maio, 2021, 05:36:55 pm »
Belo tópico! bem organizado!

Muito bom, sempre admirei o trabalho da MixMods, obrigado por divulgar o trabalho.


Só espero que aumente a fonte dos Creditos, ninguém merece.

Bem explicativo

Obrigado a todos.
Todos os +1 serão retribuídos.

Offline Ramom Souzza


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 823
  • Respeito: +59/-56
  • Soy Maconheiro!
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #7 Online: 04 de Maio, 2021, 06:23:26 pm »
Boa guia.

Offline Russell Bufalino


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 511
  • Respeito: +215/-63
  • Não confiem em narigudos.
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #8 Online: 04 de Maio, 2021, 06:30:19 pm »

Offline Miguel Arthur


  • Usuario
  • Full Member
  • ***

  • Posts: 211
  • Respeito: +14/-43
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #9 Online: 04 de Maio, 2021, 07:43:40 pm »
Boas recomendações.
Creio que vale a pena a menção ao mod Framerate Vigilante, também publicado na MixMods,  que corrige os problemas seríssimos causados ao jogar com FPS alto ou baixo.
Principais problemas corrigidos: natação muito lenta e muito difícil (senão impossível) mergulhar e nadar embaixo d'água.
« Última modificação: 05 de Maio, 2021, 07:54:04 am por Miguel Arthur »

Offline Stiven Klopp


  • Usuario
  • Full Member
  • ***

  • Posts: 165
  • Respeito: +40/-17
  • Buscando conquistas de /u
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #10 Online: 05 de Maio, 2021, 02:45:21 am »
Ótima guia!
Jogando na Steven Klopp, Conta apenas fórum

Offline Russell Bufalino


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 511
  • Respeito: +215/-63
  • Não confiem em narigudos.
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #11 Online: 05 de Maio, 2021, 09:55:50 am »
Boas recomendações.
Creio que vale a pena a menção ao mod Framerate Vigilante, também publicado na MixMods,  que corrige os problemas seríssimos causados ao jogar com FPS alto ou baixo.
Principais problemas corrigidos: natação muito lenta e muito difícil (senão impossível) mergulhar e nadar embaixo d'água.
Obrigado. (+1)
Eu pensei em adicionar uma menção ao F.V, mas em meus testes ele deu um resultado não desejado para um modo multiplayer. Ele é um ótimo mod de fato, mas prefiro utiliza-lo apenas no singleplayer.

Ótima guia!
Obrigado. (+1)

Offline Iago Togger


  • Usuario
  • Hero Member
  • *****

  • Posts: 941
  • Respeito: +535/-115
  • bh/mg | dc: iagotog
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #12 Online: 05 de Maio, 2021, 07:42:40 pm »
Boa guia. Meu gta ficou top!
SC 2016


Offline Don Delacalle


  • Usuario
  • Deus Ex Machina
  • *******

  • Posts: 7054
  • Respeito: +2513/-650
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #13 Online: 05 de Maio, 2021, 07:54:10 pm »
Sucesso
OFF

Offline Chalton Kalonimos


  • Usuario
  • Legendary Member
  • ******

  • Posts: 3804
  • Respeito: +686/-164
  • Me diga onde e eu estarei lá num piscar de olhos.
    • Ver perfil
Re:[Guia] Primeiros passos para montar um GTA modificado
« Resposta #14 Online: 05 de Maio, 2021, 08:11:55 pm »
Boa a guia, muito bem organizada. Parabéns!